Ser Doula, um presente divino..

Descobri e apaixonei-me pelo universo das Doulas na Holanda, país onde residi 4 anos e onde pude viver a maior de todas as experiências… a Maternidade!

Ser mãe era um sonho antigo… Porém, a consciência da responsabilidade que é encaminhar outra vida no seu destino escolhido por Deus fez-me ir adiando esse projeto. Aos trinta anos senti que tinha chegado o momento da mudança, não que me sentisse insatisfeita com a minha vida…muito pelo contrário…mas precisava de viver algo supremo como gerar uma vida…

A gravidez foi uma período mágico rodeado de descobertas e pesquisas, mas também de incertezas e angústias. Apesar do bom acompanhamento profissional que tive durante a gestação muitas foram as dúvidas e grande foi a necessidade de ter alguém que me pudesse esclarecer sobre questões práticas, mas acima de tudo me ouvir e compreender. As transformações no meu corpo e as mudanças aumentavam ao ritmo que crescia uma vida dentro de mim, sentia um turbilhão de emoções…
Com as minhas pesquisas que se tornaram uma necessidade quase um refúgio, descobri as DOULAS: Profissionais especializadas no apoio à Mulher, proporcionando informações científicas e esclarecedoras, apoio físico e emocional antes durante e após a gravidez.

Com isto fiz o curso de Doulas em 2015, em Évora, com a Doula Luísa Condeço, a quem agradeço todo o amor, entrega e profissionalismo. Foi uma viagem transformadora que adorei fazer e comigo trouxe uma bagagem a transbordar de amor, experiências, partilhas únicas, verdadeiras amizades e informação.

Percebi que tudo seria mais fácil se tivesse tido ao meu lado uma profissional qualificada a quem recorrer. Hoje vejo estas mulheres especiais como uma peça fundamental na vivência da mulher grávida… ávida de apoio técnico e emocional e acredito profundamente que as doulas fazem a diferença.

Com o apoio de uma doula durante a minha experiência, provavelmente algumas coisas teriam sido diferentes, os meus desejos e vontades seriam priorizados no momento do parto e talvez até alguns dos procedimentos aos quais fui submetida, tais como a amniotomia e a administração de oxitocina teriam sido evitados.

O fato de compreender e respeitar as necessidades da mulher num período tão puro e transformador e acima de tudo, ter vivenciado a maternidade de uma forma tão linda e intensa, despertou em mim uma vontade de crer saber mais e melhor. Desta forma o meu desejo é que todas mulheres que acompanho possam vivenciar a sua experiência da gravidez e parto de uma forma plena, informada e intensa e acima de tudo que todas as decisões possam ser tomadas de forma consciente.

O meu acompanhamento é feito através de sessões realizadas durante a gravidez (o número de sessões varia de acordo com o estado gestacional e as necessidades da gestante) além de todo o acompanhamento durante o parto e suporte no pós-parto.

No pós-parto são realizadas em média duas visitas, uma na maternidade e outra uma semana após o nascimento (em casa do casal).

Na minha opinião, todas as grávidas deveriam ter o acompanhamento de uma doula.

O objetivo do meu trabalho como doula é orientá-la para que possa vivenciar a sua experiência de parto da forma mais respeitosa e humanizada. Não existe nenhuma receita nem regras para parir, cada mulher é única e com ela vem toda uma história de vida, experiências, medos e curiosidades.

Exemplo de um plano de acompanhamento:

  • Primeira consulta gratuita tendo como objetivo a grávida conhecer a doula e a doula conhecer a grávida. Esta consulta serve para a grávida dar-se a conhecer um pouco, expôr as suas ideias e fazer questões com o objectivo de conhecer a doula;
  • 6 a 10 visitas pré-natal onde se abordarão várias questões tais como: o Plano de Parto, expectativas da grávida quanto ao momento do parto, métodos não farmacológicos para o alívio da dor, esclarecimento de dúvidas e preocupações existentes e ainda a possibilidade de massagens de relaxamento;
  •  Disponibilidade total entre as 38 e 42 semanas onde haverá um acompanhamento extra via email e telemóvel 24 horas por dia;
  •  Apoio físico e emocional durante todo o trabalho de parto bem como suporte nas primeiras horas de amamentação;
  • Visita de pós-parto entre a primeira e segunda semanas de vida do bebé para eventuais esclarecimentos e apoio;
  • Registo fotográfico do parto e das primeiras horas de vida.

Apresento vários planos de pagamento que acredito que possam ir de encontro às suas necessidades. Para qualquer esclarecimento adicional entre em contato comigo.

Acredito no meu sonho e acredito verdadeiramente ser possível sermos felizes com aquilo que fazemos, podendo contribuir para um mundo melhor.

O que é uma Doula?